21/03/07

Obra de beirenses


Lançada em ambiente emocional, a iniciativa do Auditório-Galeria de Arte foi não só uma ideia inteligente, mas um impulso do coração, obra de beirenses, fruto legítimo de um bairrismo respeitável,compensa-nos largamente das desilusões que nos trazem outras manifestações ditas suas irmãs e na verdade filhas de interesses de concorrência e despeitos de oficiais do mesmo ofício. Do Auditório-Galeria de Arte pode afirmar-se verdadeiramente que tem o fim exclusivo de servir o povo da Beira, sem poder assacar-se aos promotores do empreendimento a intenção de se servirem de um negócio fantasiado de nobre causa.
Do Auditório-Galeria de Arte podem orgulhar.se todos - e já são muitos - os que, desde início deram o seu esforço, contribuíram com o seu entusiasmo e com o seu dinheiro, adicionaram a sua quota de trabalho ou de capital, dedicaram ao empreendimento horas de labor ou dávidas materiais para que a sua cidade ganhasse um palácio das artes.
Neste ano de 1967, em 20 de Agosto, dia da cidade da Beira, é possível inaugurar-se a primeira fase da notável obra, que, assim, poderá começar já a ser útil: há que prestar homenagem aos que tornaram possível este facto jubiloso; homenagem impessoal indiscriminada, a uma cidade inteira, à qual se deve o que até agora foi conseguido e da qual se espera, justificadamente, a continuação do edifício até à sua completa realização. Depois, o moderno conjunto arquitectónico ficará através dos tempos a valorizar a Beira atestando o amor à sua terra dos beirenses de hoje.
Legado de pioneiros, será o testemunho de que, ainda jovem, a Beira começou a preocupar-se com a sua promoção cultural.

Gouvêa Lemos, na inauguração do Auditório-Galeria de Arte

1 comentário:

Anónimo disse...

Ver o nome do Gouvêa Lemos relacionado à cultura da cidade da Beira, neste "post" e no "Desenvolvimento Cultural da Cidade da Beira", depois de tantos anos é uma forma de ver o seu nome reconhecido, e por isso não posso, como filho, deixar de transmitir o meu obrigado em nome dele.
Zé Paulo G. Lemos